A Fundação da Comunidade Alma Missionária, vem ao encontro do desejo nascido no Coração de Deus, plantado nos corações dos fundadores e difundido aos corações dos membros da Comunidade, é algo muito além da vontade humana e por isso tão irresistível a todos aqueles que verdadeiramente encontram na Comunidade o seu chamado.
E a essência desse chamado é o amor, o amor de Jesus por nós, capaz de ir até as últimas consequências (João 13; 1: Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.), o amor que nos convida a permanecer nele (João 15; 9: Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor.), ou seja experimentar e viver o amor com qual somos amados por Jesus. O amor é a nossa força, um mecanismo de entrega sem reservas, ou condições, é sairmos do eu fechado em nós mesmos para doarmos aos outros.
Foi com esse amor que Jesus nos encontrou onde cada um nós estávamos e o fruto precioso que é esperado de nós é viver o amor fraterno. A vida cristã autêntica é impulsionada por esse amor, os nossos atos, o nosso caminho, o nosso crescimento, a nossa doação só faz sentido se for por amor.
Na medida em que nos envolvemos nesse amor é possível ouvir Jesus Cristo nos falando:
Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. (João 15; 16)
A Comunidade Alma Missionária representa um convite para irmos além de tudo aquilo que já fizemos até aqui no servir a Deus e aos irmãos.