• Como tornar-se membro da Comunidade?

Condições:

1. Ser maior segundo o direito canônico (Cân.97)[1]

2. Ter os Sacramentos do Batismo e da Crisma.

3. Ter o Sacramento do Matrimônio, se casado.

4. Viver a castidade, segundo o que a Igreja ensina no Catecismo da Igreja Católica

5. Preencher a ficha de confirmação do desejo de realizar o caminho de consagração na Comunidade.

6. Praticar as regras básicas de vida da Comunidade.

7. Realizar o caminho de consagração na Comunidade, descrito a seguir: Uma vez por ano a Comunidade realiza um encontro para as pessoas que querem conhecer o nosso carisma, neste encontro é apresentado a realidade e rotina da comunidade e o que professamos, pregamos e vivemos.

  • Caminhantes

Uma vez a pessoa sentindo o chamado a essa vocação de comunidade de aliança ela passa por uma entrevista com os membros do Conselho da Comunidade, na qual é conversado sobre a sua vida,  a sua fé e  a formação anterior e seu chamado, estando dentro das condições iniciais descritas nos itens de 1 a 6 a pessoa inicia uma formação especifica de 6 meses, sendo chamada Membro Caminhante. Nesta formação, um formador designado pelo Conselho da Comunidade, recorda com o caminhante a catequese, dogmas, tradição, a palavra, formação humana, histórico da comunidade e nossas realidades de fraternidade e obediência. No final da formação aquele que sentir-se vocacionado para continuar, passa novamente por uma entrevista com o Conselho da Comunidade, e sendo aprovado por esse Conselho, firma o compromisso de continuidade e começa uma nova jornada de no mínimo um ano e de no máximo dois anos, sendo chamado então de Caminhante Compromissado.

  • Caminhantes Compromissados

Neste período de caminhante compromissado, o candidato a membro acompanha e ajuda nos trabalhos efetivos da Comunidade e é assistido por pessoas formadoras, também designadas pelo Conselho da Comunidade. Começando assim uma formação que inclui estudo da palavra, temas da igreja, livros específicos da fé católica, etc.

  • Membros Consagrados

Após o período de caminhante compromissado, os formadores, em partilha com o Conselho da Comunidade,  passam um relatório deste período de acompanhamento e em nova entrevista com o candidato, decidem em oração sobre a admissão do mesmo. Sendo decidido pela admissão do membro, no prazo máximo de 45 dias deve acontecer a celebração de consagração, passando a fazer parte do grupo de membros Consagrados, com seus direitos e deveres descritos no Estatuto da Comunidade.


[1] No mínimo 18 anos